Notícias

CDL na Escola com a Liga Sustentável envolve alunos da rede pública em novo concurso

Alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas municipais podem participar da categoria desenhos e do 6º ao 9º anos na redação. Inscrições seguem até o dia 01 de julho.

Alunos da rede pública municipal do ensino fundamental do estado embarcam em uma nova aventura, com o início do CDL na Escola – Liga Sustentável 2019. A nona edição do concurso de educação ambiental está repleta de novidades e convidará os estudantes a refletirem sobre a Biodiversidade, tema que busca falar a respeito da variedade das espécies vivas e o que representam para o equilíbrio das funções ecossistêmicas e desenvolvimento humano.

Esta edição do concurso apresenta o tema “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”. Com isso, alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas municipais vão elaborar desenhos e, os do 6º ao 9º anos, redações.

Em 2019 a Liga mais amada do Brasil está de volta em uma temporada multiplataforma inédita com o tema Biodiversidade. Na TV e nas redes sociais, nossos heróis estreiam três episódios envolvendo temas como tráfico de animais, desmatamento e agrotóxicos em exagero. Nas escolas, temos o lançamento especial do nosso primeiro gibi Liga Sustentável em Defesa da Biodiversidade. Desta vez, Doutor Imundo sequestra Papão e diversas espécies da Mata Atlântica. E para piorar, constrói uma barragem altamente poluente, prestes a se romper.

Nesta missão, a FCDL/SC conta com o apoio de sua CDL para promover a educação ambiental para resguardar o equilíbrio ecológico tão necessário à nossa sobrevivência. Com sua parceria, a Federação das CDLs espera bater o número recorde de inscritos no concurso em 2018 para ampliar cada vez mais a consciência ambiental de nossas crianças e jovens. Vamos, juntos, superar os resultados do programa que mobiliza milhares de alunos em todo o estado.

As escolas tem até o dia 14 de junho para firmar parceria com a CDL de Herval d’ Oeste. Em 2018, o concurso teve a participação de seis escolas e mais de 700 alunos do ensino fundamental (1ª a 9ª séries) das Escolas Públicas Municipais de Herval d’Oeste. De acordo com a presidente da CDL Herval d’ Oeste, Fernanda Ferreira o objetivo do concurso é promover a sensibilização e reflexão sobre a interação homem/ambiente e as atitudes necessárias para resguardar o equilíbrio ecológico. “Esta ação estimular a compreensão da urgência de atitudes sustentáveis para a preservação dos ecossistemas e dos recursos naturais, além de colaborar para o processo de aprendizagem permanente, possibilitando o desenvolvimento de uma consciência ética e participativa dos indivíduos. Ainda com o intuito de sensibilizar contra o desperdício e a necessidade da redução da produção de rejeitos (lixo) e resíduos em todos os ambientes, bem como a separação dos resíduos e o consumo consciente”.

Como se inscrever?

As inscrições acontecem até 01 de julho no site www.ligasustentavel.com.br

 

Quem pode participar?

Alunos do ensino fundamental matriculados nas escolas da rede municipal pública de ensino de Santa Catarina.

 

Categorias

Desenho: estudantes do 1º ao 5º anos

Redação: alunos do 6º ao 9º anos

 

Tema dos trabalhos:

“O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”

 

Gibi é novo item no kit de trabalho

Como acontece anualmente, a FCDL/SC enviará gratuitamente às CDLs aderentes materiais desenvolvidos especialmente para o concurso. Os kits contam com uma novidade este ano: um gibi que retrata a mais nova aventura dos heróis da Liga Sustentável. Além disso, serão enviados folders com orientação aos professores, cartazes A3, fichas de inscrição, folhas de redação, envelopes para devolução dos trabalhos para a FCDL/SC, relatório de atividades do professor e DVD (conterá novo episódio da Liga Sustentável e os anteriores, regulamento do concurso, cartilhas de educação ambiental, playlist e arquivos do concurso em PDF).

Relatório de atividades do professor

Para continuar a avaliar a magnitude das ações preparatórias do concurso em sala de aula, a FCDL/SC enviará pelo segundo ano um Relatório de Atividades do Professor juntamente com o kit de trabalho que será remetido às CDLs aderentes ao concurso. O objetivo desta ficha é aperfeiçoar as atividades que antecedem a realização do desenho e da redação e divulgar experiências exitosas.

PREMIAÇÃO

O Recicla CDL na Escola tem dois níveis de premiação: fase municipal, sendo escolhido um representante na categoria desenho e outro na categoria redação. Para estes vencedores, a FCDL/SC enviará gratuitamente às CDLs um kit contendo mochila e material escolar. Já na fase estadual serão destacados os cinco melhores trabalhos de cada modalidade. A premiação é um tablet para o aluno e seu professor orientador.

 

 

Notícias
  • Sugestão Horário de Carnaval Comércio 2024

    Continue lendo Clique e leia
  • Calendário Dias D 2024

    Continue lendo Clique e leia
  • Nova diretoria da CDL de Herval é empossada para a Gestão 2023/2024 com o anúncio da criação da CDL Jovem

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais